sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Eleições 2008


As eleições estão chegando e você já sabe em quem votar?

Ontem, na Bandeirantes, tivemos um debate entre os candidatos a Prefeitura de São Paulo e pudemos já observar algumas propostas.

Não é por nada, mas todos dizem praticamente a mesma coisa: problemas na saúde, educação, trânsito,...
Os problemas nós já sabemos e não é de hoje, nem do ano passado, muito menos da gestão passada. Será o Maluf o candidato certo? e o Alckimin? Kassab de novo?

Paulo Maluf criou o PAS, Rodovias...
Marta Suplicy fez os CEU's, melhorou o transporte público, criou o bilhete único...
Gilberto Kassab efetivou o projeto Cidade Limpa...

Enfim, prefeitos e ex-prefeitos deixaram suas marcas, com certeza, mas o que restou a ser feito?

Eles deixaram de fazer ou nós que não exigimos que fosse feito?

É muito mais fácil apontar erros do que assumir a (ir)responsabilidade de cidadão. Sempre falamos que eles não cumprem, eles não fazem isso, eles só prometem, político é tudo igual; eles só roubam.

E eu digo:

Nós é que não prestamos, se está cheio de gente assim no poder foi culpa nossa. Do mesmo jeito que elegemos, podemos tirar ele do poder. Isso já aconteceu e deve sempre acontecer, quando necessário!
Q ***** de democracia é essa?

O candidato tem propostas, boas ou ruins. Basta nosso "senso de democracia" funcionar pra sabermos quem faz ou não faz certo.

É certo um candidato ser preso, ou acusado várias vezes, e inocentado em todas elas? Tem gente ruim pra tudo, é possível ter armado pra ele, mas será possível ele sempre estar envolvido em desvios de verba pública? contas bilionárias na Suiça? e ser inocente em tudo isso? Será que não tem nada de errado nisso?

Vivemos numa grande metrópole e problemas existem, mas não devem ser tolerados. Nos acostumamos a só reclamar.

É nossa rotina, melhor isso do que nada!

É muito comum ouvir esse tipo de comentário. Será preciso um choque muito forte político pra todos tomarem consciência do que acontece, desde sempre. Seria bom uma nova ditadura? Sei que naquela época o povo ia as ruas, independente de como voltasse.

Isso é exigir seus direitos!!! Não adianta ter uma constituição se não fazer valer a pena, e se não arrumar ela. Ela foi escrita há muito tempo, algumas coisas mudaram, deve ser revisto.

Finalizando:

-não voto em quem não me passa confiança (não confio em quem vai sempre preso, em quem constrói rodovias pra beneficar seu bolso - é mais fácil construir quando eu sou engenheiro, vou pagar pra EU mesmo!)
-não voto em quem prejudicou o ensino público (na gestão do ex-presidente Fernando Henrique, o mesmo teve a chance de voltar para a rede pública disciplinas como a Sociologia e Psicologia; pensar? pra que?)
-não voto pensando apenas num problema generalizado (atchimmmm - Saúde!!!)
-não voto simplesmente numa carinha nova porque está cru (Especialistas fizeram o Titanic e amadores construiram a arca de noé; ela existe?)