quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Abraço Corporativo"


O que é notícia?
Tudo que a imprensa publica é notícia?
Se tudo que é publicado pela mídia é notícia, o que é notícia para o interesse público?

É isso o que o documentário Abraço Corporativo propõe questionar.

Em uma entrevista publicada no site Terra, o jornalista e diretor do filme Ricardo Kauffman mostra o problema que o levou a produção do filme:

"O que queria era discutir porque que hoje a mídia publica histórias inconsistentes. A ideia era ir para campo e conferir uma coisa que eu apenas intuía. O filme não tem a capacidade de ser um projeto científico, de pesquisa quantitativa ou qualitativa. O objetivo era apenas constatar se de fato a mídia publica coisas inconsistentes e se isso tem importância ou não para as pessoas. Recentemente tivemos o caso de um pai que simulou o risco que seu filho corria dentro de um balão, tudo para ganhar projeção. E outras notícias que não são notícias volta e meia aparecem. Para discutir isso, o documentário exibe 10 entrevistas com jornalistas que conversam sobre essa inconsistência dos assuntos."

Vejam o trailer do filme:



Com base nisto, o documentário mostra o consultor de Recursos Humanos e membro da Confraria Britânica do Abraço Corporativo, Ary Itnem, buscando espaço na mídia para divulgar a sua "Teoria do Abraço". Ele propõe a solução para uma doença chamada inércia do afastamento, causada pelo uso excessivo das novas tecnologias.

O documentário estreará nesta semana, dia 12/06, no HSBC Belas Artes, localizado na
Rua Consolação, 2423. De acordo com uma entrevista realizada ontem na rádio Eldorado, durante o programa TRIP Eldorado, o diretor disse que é importante que o filme seja visto neste final de semana por um número grande de pessoas, pois isto vai garantir que ele fique mais tempo em cartaz.

Sendo marketing ou não, quem se interessa por mídias, jornalismo ou simplesmente aprecia estes assuntos, não deve perder a estréia do filme neste final de semana.

Mais informações podem ser lidas no blog
Abraço Corporativo.