terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vou para Chipoka!! Conhece?

Com certeza, vocês já ouviram falar de lá! Fica perto de... vocês conhecem não!? Nunca ouviram falar? Fica em Malawi. Esse nome com certeza é muito mais conhecido. Não se lembra de nada? E Madonna? Este nome sim é conhecido. Para ver a relação basta se lembrar de que país ela adotou uma criança no ano de 2006. Foi em Malawi. Fácil não? Pois é. Pretendo passar a virada do ano pela 2ª vez lá. Bacana não!? A quem interessa saber onde vou passar a virada do ano pela segunda vez consecutiva?

Resolvi falar porque esta semana está sendo noticiado que o ator Gustavo Leão vai passar as férias pela quinta vez consecutiva na Disney (Essa vocês já conhecem!). Legal, não é!? Sim, muito bacana. Bacana por que ele é um ator da Globo, porque estamos sem pauta neste final de ano ou porque a Disney é o lugar mais divertido, maravilhoso e legal do mundo??

Não sei se me surpreendo ainda com o jornalismo de celebridade que faz eu repensar o que é o fazer jornalismo. Isso o que eles fazem não é jornalismo, devem ser empresas de publicidade contratadas, relações públicas ou a sua assessoria de imprensa que 'in'felizmente devem ser constituídos de jornalistas. ¬¬'

Se forem estes, tudo bem. Estão sendo pagos para fazer isso. E estão fazendo bem. Parabéns! Se forem os jornalistas... também estão sendo pagos. Só podem. E muito bem pagos, com certeza. Não!? Mas ainda sim, me pergunto: para quê? Pior: para quem!?

Porque eles só fazem isso porque alguém consome. Melhor... 'alguéns', muitos 'alguéns' consomem! Saber que a pessoa vai viajar, pela 5ª vez consecutiva para um parque de diversões. Uau! Como isso me torna uma pessoa diferente. Agora sei que ele não foi só 4x, mas cinco!

...

Acho que a resposta se dá pelo ibope dos realitys shows que vemos. Cada vez mais pessoas se sujeitam a ter seus 15 minutos de fama, ou 3 meses de confinamento, para ter sua vida vasculhada por pessoas de plantão a fim de noticiar onde você faz compras, almoça, vota, comemora o aniversário, convida para o casamento, quem você expulsa da festa, e por aí vai. E mais estranho é ver que depois do 'sucesso' ela não gosta de dar entrevistas, de posar para fotos, de ter sua rotina acompanhada por um paparazzi.

Ouvi um jornalista que retrata celebridades em uma entrevista ao Amaury Júnior na semana passada dizendo que existem 3 tipos de pessoas: as que são conhecidas, as famosas e as celebridades. Só que todas que se tornam conhecidas se mostram, ou as mostram, como celebridades.

E, segundo ele, celebridade é aquela pessoa que a sua presença é celebrável, quase comemora-se a sua presença naquele ambiente. Ele cita como exemplo Gisele Bündchen e Pelé (celebridades mundiais), Hebe Carmargo (nacional).

Sendo assim, já que é legal saber o que o outro faz ainda mais na internet, onde o Twitter com os seus instantâneos 140 caracteres pergunta a cada segundo "What’s happening?" (O que está acontecendo?) vamos todos nos relacionar dessa maneira e apontar o que está sendo feito agora, o que vai fazer depois e para onde vai na virada do ano.

Quem sabe alguém mais se interesse por isso, e olha que você nem precisa ser celebridade, viu!? Vou começar: como disse, vou passar a Virada do ano em Chipoka. Pela 2ª vez consecutiva. Depois devo dar uma passada por Lisitu, ir para Chiconono e finalizar em Kazula. Vocês já ouviram desses lugares, não?

2 comentários:

Marcos Forte disse...

Eu acho muito mais interessantes saber aonde pessoas conhecidas (amigos) passarão a virada do ano, que que essas porcarias de celebridades.
Eu, por exemplo, ficarei em São Paulo, juntamente com meus filhos.
E, não, o que é veículado sobre celebridades, não pode ser coisa de jornalista.

Cristiane Pinheiro disse...

Oi, Thiago
Me diverti muito lendo seu texto...
Celebridades deveriam ser (e na verdade são), as pessoas que contribuíram para o crescimento cultural de uma sociedade, como os grandes filósofos, escritores e educadores, "gente" que produziu algo que mudou a ideia e o comportamento humano e que estudamos e seguimos até os dias de hoje
Bjos.